sexta-feira, 18 de junho de 2010

Smart Fit Vs Sindicad-RJ

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou nesta quinta-feira (17/6) processo administrativo para apurar a atuação do Sindicato das Academias do Rio de Janeiro (Sindacad-RJ) numa decisão que prejudicaria o direito do consumidor.

A decisão da SDE atende a reclamação apresentada pela Smart Fit Rio, cujo funcionamento segue o modelo low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa). A secretaria determinou a suspensão da cláusula de convenção coletiva do Sindacad-RJ, realizada em abril deste ano, que impedia que um professor de educação física ficasse responsável por mais de 50 alunos em estabelecimentos do setor, funcionando no Rio de Janeiro.


Resumindo...

Para quem não conhece, a Smart Fit (da rede BioRitmo) é uma academia onde os alunos pagam mensalidades bem baixas quando comparadas as grandes redes, algo em torno de R$ 50 por mês. Normalmente os alunos da academia são pessoas já mais experientes no treinamento. Com isso, temos menos Profissionais de Educação Física, reduzindo os custos da empresa.

Com esse valor fica praticamente impossível a competição para as grandes academias, que tem valores de mensalidades bem mais altos (muitas acima de R$ 300 mensais). E também custos maiores, devido ao maior número de profissionais contratados para atender a demanda. Por isso o Sindicato das Academias do Rio de Janeiro entrou com essa ação contra a Smart Fit.

Minha opinião...

Posso dizer que os dois lados tem seus pontos a favor. A Smart Fit por oferecer um espaço bem equipado por um preço mais acessível ao público. O Sindicad (apesar de defender interesses econômicos das academias) pela preocupação com a saúde e segurança dos praticantes, além da integridade do Profissional.

Nesse primeiro momento fico ao lado do Sindicad, porque penso na atuação dos Profissionais de Educação e os riscos que os alunos podem estar expostos. Infelizmente não dá para afirmar que a Smart Fit, mesmo com um número reduzido de profissionais, seja um local "não-seguro" para seus exercícios físicos. Mas que as chances de lesões são maiores com menor orientação, não há dúvidas. A questão aqui é probabilidade.

Já diz aquele velho ditado, é melhor prevenir...

Abraço!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Olá, seja bem vindo!

Não sei como você encontrou esse blog, mas seja bem vindo!

Ainda não sei como as coisas vão funcionar por aqui, mas vou trazer nesse espaço assuntos que acho interessantes, divertidos e essas coisas. Esportes, TV, cinema e, provavelmente algumas notícias envolvendo exercício físico (minha área de atuação profissional).

Espero que curtam esse espaço e me visitem de vez em quando...

Valeu!